Delegação do PCP reune com director do DRISS

outono1Uma delegação do PCP, constituída pelo deputado Jorge Machado e por João Armando e Anselmo Dias da Direcção da Organização na Emigração, reuniu, no dia 11, com o Director do Departamento de Acordos Internacionais de Segurança Social (DRISS), Dr. Manuel Pinto, no sentido de se analisar um conjunto de temas relacionados com a segurança social dos nossos emigrantes espalhados pelos vários continentes.

Tratou-se de uma reunião muito positiva onde, de uma forma detalhada, foram, nomeadamente, equacionadas as situações decorrentes das reformas por invalidez e por velhice.

A par disso foram, igualmente, analisadas questões ligadas às pensões mínimas, à interligação da idade de reforma em função da realidade de cada país, bem como a totalização dos períodos de garantia para se ter acesso ao subsídio de desemprego e de doença.

Esta iniciativa, em consonância com as reuniões já levadas a cabo no estrangeiro, bem como outras programadas para Portugal, junto das comunidades portuguesas e dos ex-emigrantes, irá permitir, ao PCP, na Assembleia da República, tomar as devidas iniciativas na perspectiva da melhoria, quer das normas vigentes, quer da prática dos serviços de segurança social, tendo em conta os direitos dos emigrantes.