Debate sobre os problemas sociais dos portugueses na Suíça

logo_pcp_emigracao

(...) Face ao conjunto de problemas concretos que afectam a nossa comunidade, o Organismo de Direcção Nacional (ODN) do PCP na Suíça propõe-se organizar, a 3 de Fevereiro de 2013, em Berna, um debate sobre os problemas sociais dos trabalhadores portugueses na Suíça, para o qual o PCP vai convidar representantes sindicais e associativos.

Os comunistas portugueses na Suíça reafirmam o seu empenhamento na defesa dos direitos e interesses da nossa comunidade, apelam à sua intervenção na luta por uma outra política ao serviço de Portugal e dos portugueses dentro e fora do País.

Quanto aos problemas das comunidades portuguesa o ODN do PCP salientou:

A necessidade, cada vez mais urgente, de defender os valores da Comunidade portuguesa na Suíça (educação; Cultura; Língua Portuguesa) perante os ataques puramente liberais e económicos do Governo PSD / CDS liderado por Passos Coelho e com a conivência do Presidente da Republica, Cavaco Silva;

As suas preocupações e alertas ao enfraquecimento do CCP como órgão consultivo nas decisões  relativas à Comunidade Portuguesa no Estrangeiro e que o governo despreza;

O reforço do acompanhamento dos emigrantes que regressam a Portugal, em particular no que diz respeito às reformas;

A luta dos funcionários consulares pelos seus direitos, agora apoiados pelo UNIA, sindicato Suíço;

A atitude cada vez mais xenófoba das autoridades suíças, sobretudo na renovação de autorizações de residência para os desempregados portugueses em alguns cantões, o que não é devidamente acompanhado pela embaixada ou o consulado português.

O mesmo comportamento repete-se relativamente ao funcionamento da reforma antecipada dos trabalhadores da construção civil (FAR em alemão), em que os trabalhadores temporários, apesar de serem obrigados a contribuir como os outros, não beneficiam desta regalia. Este problema afecta muitos dos trabalhadores portugueses, que cada vez são mais nesta situação.

Janeiro de 2013

Organismo de Direcção Nacional/Suíça do PCP

TEXTO DO FOLHETO DE DIVULGAÇÃO:

DEBATE DO PCP SOBRE OS PROBLEMAS SOCIAIS  DA COMUNIDADE PORTUGUESA NA SUÍÇA

DOMINGO 03 de FEVEREIRO 2013 na sala do sindicato UNIA em Berna das 09:00 às 13:00
Monbijoustrasse 61, 3007 Bern (Chegando à estação de comboios, seguir na direção dos trams, e apanhar o tram n. 9 Wabern e sair na paragem Sulgenau, à frente do Edifício do Unia).

1. Novos fluxos migratórios
2. Os direitos sociais dos emigrantes
    a. Identificar os emigrantes;
    b. Acolher os emigrantes;
    c. Apoiar os emigrantes;
3. O Ensino do Português na Suíça

“Eles continuam a transitar com a pátria no passaporte, mas, em realidade, sem pátria alguma, pois aquela que lhes é atribuída pertence apenas a alguns eleitos”
Ferreira de Castro, “Emigrantes”