DESCONTENTAMENTO NA COMUNIDADE PORTUGUESA NA BÉLGICA
A comunidade portuguesa na Bélgicamanifestou, através de um abaixo-assinado, o seu descontentamento pela degradação da rede Consular naquele país. Na secção consular em Bruxelas estão apenas três funcionários no atendimento ao público quando, há um ano e meio, eram cinco. As consequências fizeram-se sentir na prestação dos serviços, com grandes dificuldades no atendimento telefônico aos utentes e na resposta aos emails, que é cada vez mais demorada.
“Além disso o Consulado honorário de Antuérpia fechou em 2012 e o Consulado honorário de Liège deverá seguir o mesmo caminho proximamente.” O abaixo-assinado, que conta com 2.105 assinaturas, foi entregue hoje pelo Conselheiro do CCP na Bélgica, ao Embaixador de Portugal, exigindo a resolução imediata dos seguintes pontos:
- Restabelecimento do sistema de atendimento direto;
- Restabelecimento de 5 funcionários no atendimento ao público em Bruxelas;
- Pleno funcionamento dos Consulados honorários de Antuérpia e Liège.
O PCP, saúda esta iniciativa e defende, como um dos eixos centrais da sua política para a Emigração “a reorganização e adequação da rede consular à diversidade das realidades hoje existentes, modernizando-a e qualificando-a, com respeito pelos trabalhadores consulares e pelos seus direitos.”