PCP em França celebra os 92 anos do Partido

20130317_92_aniv_pcp_franca00O aniversário do Partido Comunista Português foi celebrado, no passado domingo, em Aulnay-sous-Bois por cerca de 100 militantes e simpatizantes comunistas que encheram as salas do restaurante "Le Camelo".

Alexandre Neto, membro da Organização do PCP em França, encerrou a festa dizendo que "o aniversário do Partido se realiza num quadro de sistemático declínio de Portugal, de catástrofe social, depressão económica e agravamento acelerado de todos os problemas nacionais" acrescentando ainda que "o PCP sugeriu um caminho alternativo ao desastre e preveniu, com razão, que a intervenção da Troika estrangeira (FMI-BCE-UE), a pedido da Troika nacional (PSD-CDS-PS), apenas traria o empobrecimento dos trabalhadores, o desemprego, o aumento de impostos, o regresso da emigração maciça, os ataques ao Estado Social e à Constituição".

20130317_92_aniv_pcp_franca01 Por fim, Neto referiu ainda que "a pretexto da Austeridade, os partidos da direita portuguesa estão a levar a cabo uma desforra contra a revolução de Abril, eliminando, pouco a pouco, as conquistas que o povo português conseguiu com o 25 de Abril e a Liberdade".

Os participantes do almoço pontuaram a intervenção do dirigente comunista, cantando o célebre "Avante, Camaradas", canção composta por Luís Cília durante o seu exilio em Paris em 1967.

Raul Lopes, outro dirigente da Organização do PCP-França, teve ainda a oportunidade para anunciar a lista de membros fundadores do Cercle Álvaro Cunhal, associação que irá promover, em França, as comemorações do centenário do nascimento do escritor, artista e antigo secretário-geral do PCP falecido em 2006. Entre os fundadores do Cercle Álvaro Cunhal, portugueses e franceses residentes em França, encontram-se operários, artistas, escritores, cientistas, jornalistas, historiadores e dirigentes do PCP, BE e PS.