Manifestação contra o encerramento do Vice-Consulado de Frankfurt, na Alemanha

Cerca de meio milhar de portugueses manifestaram-se no Sábado, dia 5 de Novembro, contra o encerramento do Vice-Consulado de Frankfurt. Entre as palavras de ordem mais gritadas durante o desfile que decorreu da "Alte Oper" ao Vice-Consulado" destacam-se: "Ministro Portas não feches as portas", "O povo unido jamais será vencido", e numa alusão à aquisição de dois submarinos durante o Governo em que Paulo Portas foi Ministro da Defesa com a cumplicidade de um consul-honorário alemão em Munique, em circunstâncias obscuras que levaram a própria justiça alemã a abrir um inquérito, ouvia-se "Consulado sim! Submarinos não!

Uma vez chegados ao Vice-Consulado foram entregues 1500 assinaturas contra o seu encerramento pelo coordenador da manifestação e membro do conselho consultivo, prof. António Justo. Também a FAPA - Federação das Associações Portuguesas na Alemanha, através de uma mensagem do seu Presidente, Vitor Estradas, se solidarizou com os protestos e emitiu um comunicado.

A luta vai continuar e vai alastrar a outras áreas da Alemanha como ficou bem patente nos depoimentos de vários participantes e organizadores.

A Direcção da Organização da Emigração do PCP manifesta a sua solidariedade activa à comunidade portuguesa na Alemanha, que luta para travar mais esta ofensiva contra os seus direitos.