Manifestação em Bruxelas: Contra a guerra e pela paz no Médio-Oriente
A organização do PCP na Bélgica divulgou um comunicado a saudar a luta dos trabalhadores em Portugal e na Emigração contra a política de direita do Governo PS. Sauda ainda a importante vitória do Sim à despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Os comunistas portugueses na Bélgica apelam à participação da comunidade portuguesa residente na Bélgica nas seguintes iniciativas que terão lugar em Bruxelas.
Na manifestação do 1.º de Maio com concentração às 15 horas no Parvis de St. Gilles e termina com um convívio junto do Garcia Lorca, Rue des Foullons.
A Organização do PCP na Bélgica dirige-se aos trabalhadores assalariados e independentes, às mulheres e aos jovens, aos reformados e todos quantos integram a nossa comunidade laboriosa emigrada na Bélgica para saudar e dar testemunho das lutas que o nosso povo trava neste momento em Portugal, pela defesa dos seus direitos fundamentais, e apelar à solidariedade e empenho nas lutas e iniciativas promovidas e apoiadas pelo nosso Partido.
Saudamos calorosamente os cerca de 150 mil trabalhadores presentes em Lisboa, no passado Sábado, frente à Assembleia da República. E igualmente saudamos a CGTP, pelo sucesso desta grande manifestação. Saudamos também as grandes manifestações de domingo passado em França contra o encerramento de consulados, onde a luta prossegue, dia 18, com outra manifestação em Paris.
No Dia Internacional da Mulher, evocador do 8 de Março de 1857, da jornada de luta pelas 10 horas de trabalho, em que 129 tecelãs, em Nova Iorque, morreram carbonizadas, por os patrões e a polícia lhe terem trancado as portas deitando fogo à fábrica, queremos evocar e saudar a importante vitória do Sim à despenalização da interrupção voluntária da gravidez como mais um passo importante na longa luta de emancipação da mulher.
O 86.º Aniversário do PCP, será celebrado com uma iniciativa em Bruxelas no próximo dia 24 em local e hora a informar posteriormente.
A organização do PCP na Bélgica apela ainda à participação da nossa comunidade nas seguintes iniciativas que terão lugar em Bruxelas. - Domingo, 18 de Março, na grande manifestação Contra a guerra e pela paz no Médio-Oriente concentração na Gare do Norte às 14 horas.- No Primeiro de Maio na manifestação unitária concentração, às 15 horas no Parvis de St. Gilles e termina com um convívio junto do Garcia Lorca, Rue des Foullons.
Pelo fim da guerra, contra a ocupação, as agressões e ingerências imperialistas no Médio Oriente, pela solidariedade com os Povos em luta.
Pelo incremento de bons serviços consulares, pela resposta atempada aos problemas dos ex-militares, pela melhoria quantitativa e qualitativa do ensino, pela manutenção do porte - pago, por uma outra política para as comunidades portuguesas que tenha em devida conta os interesses de Portugal e dos portugueses que vivem dentro e fora do País.
Pelo real desenvolvimento da economia nacional, que trave o crescente aumento do desemprego e promova a criação de postos de trabalho com direitos, que trave a corrente emigratória em condições precárias de novo em curso.
Apelamos à participação de todos, nestas importantes jornadas de luta.