Reforçar o Partido na Emigração. Lutar por uma outra política

Publicado em

20080621_lachauxdefonds1Nos dias 21 e 22 de Junho realizou-se em La Chaux de Fonds, na Suíça, a reunião anual de militantes do PCP na Emigração na Europa, que analisou a evolução da política do Governo PS para as Comunidades portuguesas, procedeu à avaliação das medidas quanto ao reforço do Partido na Emigração e deu novos passos na preparação do XVIII Congresso do PCP que se irá realizar nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro em Lisboa.

 

COMUNICADO DA REUNIÃO DO PCP NA EMIGRAÇÃO NA EUROPA

1. A realidade do dia a dia confirma quanto é negativa para Portugal e para os portugueses emigrados a política desenvolvida pelo Governo PS. Uma política caracterizada pela obsessão economicista centrada em cortes orçamentais em áreas onde os sucessivos governos durante de mais de 30 anos não só não têm investido como não têm cumprido as suas obrigações constitucionais seja quanto ao apoio consular, seja na promoção do ensino do português no estrangeiro.

Para tentar convencer as comunidades portuguesas sobre a virtude das suas nefastas medidas, o Governo PS fez grande alarido em torno do consulado virtual, que disso mesmo não passa, como se, para as comunidades portuguesas, os serviços consulares servissem apenas para resolução de questões burocráticas. A vertente social e cultural, bem como o apoio jurídico, são desprezadas, em vez de alargadas e intensificadas, num momento em aumenta a emigração como resultado das políticas de direita dos sucessivos governos. Ao mesmo tempo são criadas maiores dificuldades à participação cívica dos emigrantes nomeadamente para efeitos de recenseamento eleitoral.

A preparação do Congresso deve constituir um período de grande participação e envolvimento dos militantes e das organizações na vida partidária e um forte estímulo ao reforço do Partido na Emigração.

No seguimento da primeira fase de preparação, é fundamental que, desde já, as organizações comecem a planear a terceira fase que irá decorrer entre Outubro e Novembro. Neste período estará à discussão as Teses/Projecto de Resolução Política em todo o Partido assim como serão eleitos, em Assembleias convocadas para o efeito, os delegados ao Congresso.

No quadro da preparação do Congresso as organizações do Partido na Europa irão promover reuniões públicas para debater temas relacionados com os problemas da emigração, numa acção sempre necessária para melhorar a ligação das organizações do Partido às comunidades portuguesas e para melhor intervir na resolução dos seus problemas.

La Chaux de Fonds (Suíça), 21 e 22 de Junho de 2008

Imprimir