Almoço comemorativo do 25 de Abril no Reino Unido

Publicado em

20190504 150012 londresRealizou-se no passado dia 4 de Maio, em Londres, o almoço comemorativo do 25 de Abril

promovido pela Organização do PCP da Emigração no Reino Unido, que contou com a participação do camarada Rui Braga, do Secretariado do Comité Central.

Num ambiente descontraído e bem participado, foram invocados os valores e ideais de Abril, com música associada à ocasião. A par do fraternal convívio, houve também, espaço para o debate político, tendo em conta as eleições para o Parlamento Europeu, já nos dias 25 e 26 de maio, para quem vive no estrangeiro, mas sem esquecer as eleições legislativas no próximo Outubro.São importantes batalhas eleitorais com consequências no futuro de Portugal e dos portugueses.

Na sua intervenção, o camarada Rui Braga abordou as questões nacionais mais prementes e pelas quais o PCP se tem batido com persistência e determinação, nomeadamente as que se referem à melhoria das condições de vida dos trabalhadores, como o aumento do salário mínimo e das pensões e reformas, ou o apoio na luta dos professores nas suas justas reivindicações, entre muitas outras.

As grandes questões internacionais também mereceram atenção, pois a dinâmica capitalista tem acentuado as tensões sociais a nível planetário - sendo a situação na Venezuela um exemplo flagrante – e das quais o nosso país não se encontra imune.

O eixo central da análise da situação política nacional e internacional foi porém o papel activo marcante do PCP, nos seus quase cem anos de vida, com a Revolução de Abril, tanto no seu sentido histórico como no seu sentido de projecto orientador da nossa luta, a merecer especial destaque.

Por último, as questões dos emigrantes também foram debatidas, com os portugueses que vivem no Reino Unido a serem confrontados com as incertezas do Brexit e com as políticas erradas do Governo PS no apoio às comunidades emigrantes, sendo a falta de um adequado apoio consular um dos seus aspectos mais visível.

Imprimir