100 anos Revolução Outubro

2017 logo centenario revolucao outubro cor

Newsletter

Assinar Newsletter


Receber em HTML?

Trabalhadores Consulares no Brasil em greve

20170314 brasil lutas trab consularesIniciou-se ontem a greve de 4 dias dos trabalhadores dos postos diplomáticos e consulares de Portugal no Brasil. Esta greve, que se prolonga até 16 Março, tem como objectivo lutar contra o pagamento dos salários destes trabalhadores em reais, moeda que se tem vindo a desvalorizar, com evidente degradação da sua situação económica e social.

Esta decisão, foi tomada unilateral em 2013, pelo ministério dos Negócios Estrangeiros da altura e, segundo fontes sindicais, só a falta de vontade política impediu que “as tabelas continuassem a ser calculadas em euros, fazendo-se depois a conversão para o real”. O conflito, que abrange 80 trabalhadores, já originou 60 processos judiciais contra o Estado português, com pedidos de indemnização na ordem de nove milhões de euros”, conforme informação do Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas.

 

A Direcção da Organização na Emigração do PCP, está solidária com os trabalhadores e saúda a sua justa luta, tendo o seu Grupo Parlamentar na Assembleia da República apresentado já a seguinte pergunta ao Ministério dos Negócios Estrangeiros:

 

Pergunta em anexo

Attachments:
Download this file (pg3433-xiii-2.pdf)pg3433-xiii-2.pdf[ ]796 kB