100 anos Revolução Outubro

2017 logo centenario revolucao outubro cor

Newsletter

Assinar Newsletter


Receber em HTML?

O PCP SOLIDÁRIO COM A COMUNIDADE PORTUGUESA NO REINO UNIDO

20170309 reino unidoO Reino Unido continua a ser considerado pelos portugueses, sobretudo jovens, o primeiro destino de emigração.

 Os dados mais recentes revelam que, em 2016, apesar de uma queda de 5% em relação a 2015, a que não é alheio o Brexit, registaram-se na Segurança Social deste país 30.543 portugueses. Estão inscritos nos consulados de Londres e de Manchester cerca de 300 mil portugueses, mas calcula-se que a comunidade portuguesa esteja perto das 500 mil pessoas.

A elevada percentagem de mão de obra especializada, com a emigração de enfermeiros, médicos, engenheiros e outros quadros técnicos, não pode levar a esquecer os trabalhadores menos qualificadosque emigram para o Reino Unidos e que continuam a ser procuradosem Portugal, como é o caso do pessoal auxiliar para cuidar de idosos.

O PCP, consciente da justa preocupação e incerteza em relação ao futuro, que percorre a comunidade portuguesa, com o processo de desvinculação do Reino Unido da União Europeia, defende com convicção a necessidade e a importância de medidas e acções no âmbito da política externa portuguesa que defendam os interesses e direitos dos portugueses que aí trabalham, estudame residem.

Manifestando a sua solidariedade para com os portugueses residentes no Reino Unido, que procuraram neste país melhores condições de vida, de realização e valorização profissional e pessoal, o PCP reafirma que continuará a luta pela salvaguarda dos seus interesses econtra qualquer forma xenófoba de discriminação.