100 anos Revolução Outubro

2017 logo centenario revolucao outubro cor

Newsletter

Assinar Newsletter


Receber em HTML?

Iniciativas do centenário do Álvaro Cunhal no sector da emigração do PCP

131112 centenario alvaro cunhalA Organização do PCP na Bélgica realizou, em Bruxelas, no dia 10 Novembro, dia do 100º aniversário de AC, um Magusto-Convívio, na Associação “Os Belenenses”, no qual participaram dezenas de camaradas e amigos. Está já programada, em diversos locais, a venda da edição especial do Avante!

Também em Angola, para comemorar o Centenário de Álvaro Cunhal, esteve patente ao público uma Exposição de desenhos da prisão, na Associação 25 de Abril, em Luanda. Intervieram na iniciativa os camaradas Henrique Mota e Ludgero Escoval.

Iniciativas marcadas:

 

12 Novembro – BRASIL

  • Organizado pelo Centro Cultural 25 de Abril e pela Prefeitura de S. Paulo, realizou-se ontem, 12 de Novembro, em S. Paulo, um acto público comemorativo do Centenário de Álvaro Cunhal, no qual se insere a Exposição AC “Vida, Pensamento e Luta”. Vão estar presentes dirigentes do CC 25 Abril e vereadores da Prefeitura, que usarão da palavra.

16 e 17 Novembro – FRANÇA

  • Promovido pelo Cercle Álvaro Cunhal e a Association pour la Promotion des Artistes Portugais en France (APAPF), realiza-se a 16 e 17 de Dezembro, no Palácio dos Congressos de Nanterre, um fim-de-semana dedicado à vida e obra de Álvaro Cunhal, no âmbito das Comemorações do seu Centenário.

  • A abertura da iniciativa será feita pelo Presidente do Cercle AC, seguindo-se uma Conferência/debate sobre “A imigração: o fluxo migratório português para França entre 1962 e 1974”, com Victor Pereira da Universidade de Pau.

  • Do programa de sábado realça-se a apresentação, às 16,30h da Fotobiografia de AC, com a participação de Manuel Rodrigues, membro do CC do PCP.

  • No domingo, às 11,00h, haverá um debate em torno do livro “O Partido com Paredes de Vidro”, na versão francesa “Le Parti en toute transparence”, dinamizado por Jean Salem da Universidade Panthéon-Sorbonne e Manuel Rodrigues do CC.

  • Após o almoço comemorativo, em que intervém o cam. Manuel Rodrigues, segue-se um Espectáculo com Luísa Basto e Samuel.

27 Novembro – BÉLGICA

  • Apresentação da Fotobiografia de AC c/ participação de João Ferreira do CC e eurodeputado PE, na Livraria Orfeu, das 18,30h às 20,00h, em Bruxelas.

1 Dezembro – ALEMANHA

  • Em Solingen, na Alemanha, vai-se assinalar o Centenário de AC com um almoço comemorativo, na Associação Portuguesa de Solingen, às 12,30h, que conta com a participação do camarada Armindo Miranda, membro da CP do CC. Haverá também uma Exposição sobre AC.

1 Dezembro – SUIÇA

  • Na Suiça as Comemorações do Centenário de AC realizam-se a 1 Dezembro, em Genebra, com um almoço na ADTP seguido da inauguração da Exposição sobre Álvaro Cunhal, às 16,00h, na Livraria Camões (Boulevard James-Fazy, 18). Estará presente o cam. Carlos Carvalhas, membro do CC.

  • Na véspera, Carlos Carvalhas janta com os portugueses do Sindicato de Genebra.

3 a 8 Dezembro – BÉLGICA

  • A Exposição sobre AC “Vida, pensamento e luta” estará patente ao público, em Português e em Francês, de 3 a 8 Dezembro, na Maison des Cultures em Bruxelas.

Será inaugurada pelo cam. João Ferreira, membro do CC e eurodeputado no PE

No dia 7, às 15h, será projectado o filme”5 DIAS 5 NOITES”de José Fonseca e Costa.

  • A 8 de Dezembro, após a sessão de encerramento, segue-se um Almoço/convívio, na APEB, c/ a participação da cam. Inês Zuber, membro do CC e eurodeputada no PE.

14 Dezembro - ESTADOS UNIDOS

  • Exposição sobre AC, a partir das 15,00h, no Centro de Educação Marxista de Cambridge, Hudson – Massachusetts, com intervenção do camarada António Santos.

Novembro 2013