O Luso Jornal de França deixou de ser publicado. Comunidade portuguesa protesta

100705_imagemFundado em 2004, e tendo como objectivos “informar, lutar pelos direitos cívicos dos portugueses residentes em França, dando-lhes a informação necessária para uma completa integração, guardando sempre laços fortes com Portugal” o Luso Jornal –  único semanário luso-francês de informação publicado em França – acaba de desaparecer. O Conselho das Comunidades Portuguesas, bem como o ODN do PCP em França já tomaram posição referindo a importância que este meio de comunicação social teve junto da comunidade portuguesa.

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL


O Secretariado do Organismo de Direcção Nacional (ODN) em França do Partido Comunista Português manifesta o seu profundo pesar pelo recente desaparecimento do LusoJornal, o único semanário franco-português de informação que se publicava em França.

Fundado em 2004, tendo como horizonte "informar, lutar pelos direitos cívicos dos Portugueses residentes em França, dando-lhes a informação necessária para uma completa integração em França, guardando sempre laços fortes com Portugal", a presença do LusoJornal alicerçava-se em critérios de qualidade da informação, de independência, de isenção e de pluralismo, que é importante e justo reconhecer e salientar.

Sem privilégio mas também sem qualquer discriminação, o PCP em França teve sempre abertas as páginas do LusoJornal para a publicação das notícias da sua actividade, da opinião dos seus membros e das posições políticas em defesa dos interesses e aspirações da Comunidade Portuguesa.

Com o fim do LusoJornal perde-se um importante veículo de divulgação e promoção da cultura portuguesa e lusófona em França, cria-se um imenso vazio, ficando mais pobres as comunidades portuguesa, luso-descendente e lusófonas aqui radicadas. Consideramos que quando um jornal morre é também um pouco da Liberdade que fenece!

O Secretariado do Organismo de Direcção Nacional (ODN) em França do PCP manifesta a sua solidariedade com o director e toda a equipa que, semanalmente, dava corpo ao LusoJornal, um projecto ousado de comunicação social independente na emigração, que, esperamos, possa ultrapassar as dificuldades actuais e ser retomado a muito curto prazo.

Paris, 5 de Julho de 2010

Secretariado do ODN em França do PCP

Imprimir Email