Emigrantes comemoram aniversário do Partido

100331_99aniversario_pcp Também na emigração se assinalou o 89º aniversário do PCP. Em França foram duas as iniciativas realizadas durante os dias 6 e 7 de Março, que contaram com a presença de Rosa Rabiais do Comité Central. Em Paris, 80 militantes e simpatizantes do PCP participaram no almoço do dia 7. Na véspera, em Nemours, participaram 23 pessoas. Nestas iniciativas, a dirigente comunista realçou «a hora é de luta, de resistência e de exigência de uma política de esquerda».
 Na Suíça, na cidade de Neuchâtel, 60 pessoas participaram no almoço realizado no dia 6. Na sua intervenção, Manuel Alho sublinhou o papel dos comunistas na luta contra as injustiças e Conceição Belo destacou o centenário do Dia Internacional da Mulher.

 Mais de meia centena de pessoas participaram no jantar realizado em Essen, na Alemanha. Luciano Caetano da Rosa, do Organismo de Direcção do PCP naquele país, salientou o papel do Partido na defesa das conquistas e direitos alcançados com a Revolução de Abril. Em 2009, só na região de Dusseldorf, entraram para o PCP 15 novos militantes.
 No Luxemburgo, realizou-se também um jantar comemorativo em Dudelange, com 60 presenças com a participação de José Neto do Comité Central. Presente delegação do PCL.
 Na Bélgica, em Bruxelas, o almoço contou com a presença de 52 camaradas e amigos e usou da palavra o camarada Ricardo Marques do ODN.
 Fora da Europa também se realizaram iniciativas: em Angola, no dia 7 de Março, com um almoço na Associação 25 de Abril de Luanda, que contou com cerca de 30 pessoas, entre as quais personalidades angolanas que assim manifestaram a sua solidariedade à Organização do PCP naquele país; no Brasil, foi assinalada a efeméride no dia 20 de Março, com um almoço no Restaurante Varanda, na cidade velha de São Paulo e que reuniu militantes e simpatizantes do PCP, e também dirigentes do PCdoB e do PCB, que levaram aos presentes «a sua solidariedade, parabéns e reiteração dos objectivos que unem os três partidos».

Imprimir Email