100 anos Revolução Outubro

2017 logo centenario revolucao outubro cor

Newsletter

Assinar Newsletter


Receber em HTML?

Notícias do Brasil

110711-brasil03 Comemorações do 25 de Abril de 2011

A Comunidade portuguesa de São Paulo comemorou, como sempre, a Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, com importantes iniciativas, muito participadas, que contaram com o apoio e a colaboração de personalidade portuguesas e brasileiras e com Ilde fonso Garcia, responsável pela Organização do PCP no Brasil.

 

Convívio

    A Revolução dos Cravos foi comemorada em São Paulo, pelo Centro Cultural 25 de Abril, com uma festa convívo que contou com a participação de camaradas e amigos, membros da comunidade portuguesa e com a presença de personalidades brasileiras, que sempre valorizaram o 25 de Abril português.

Homenagem

    No dia 24 de Abril, e por iniciativa do Centro Cultural 25 de Abril, e com o apoio do Concelho da Comunidade Luso Brasileira de São Paulo  foi  realizada homenagem aos homens da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, ao Povo português, com a deposição de uma coroa de flores  junto ao monumento “As Portas que Abril abriu”  erigido na praça Mestre de Aviz, da Avenida Ibirapuera em S. Paulo.
O monumento, obra do escultor José Aurélio, construido por subscrição pública e com o apoio da Câmaras Municipal de Palmela, é hoje também o “mausoleu” de resistentes antifascistas que faleceram no Brasil, pois as suas cinsas são depositadas na base do “portal que levanta os cravos de Abril”.
    Compareceram  ao acto diversas personalidades e os directores de Associações Luso Brasileiras, entre as quais destacamos, o Centro Cultural 25 de Abril, o Concelho da Comunidade Luso brasileira de São Paulo,  a Casa de Portugal de S. Paulo, o Clube Português, o Arouca Clube, bem como representantes do Partido Comunista Português, do Partido Social Democrático e do Partido Socialista. Compareceu também o Professor Doutor Douglas Mansur, Livre docente da Universidade de Viçosa (Brasil) , grande amigo de Portugal.

  110711-brasil02
  democratas prestam homenagem junto ao Monumento “As portas que Abril abriu”


Palestra

No dia 25 de Abril realizou-se, pelas 19:30 horas no salão da biblioteca  da Casa de Portugal em  São Paulo, uma sessão sobre a Revolução de Abril, a Revolução dos Cravos e também sobre os 100 anos da implantação da Republica em Portugal, onde foram proferidas as seguintes palestras:
. Repercussão no Brasil da implantação da Republica em Portugal, em 5 de Outubro de 1910,  palestra proferida pela Profa. Doutora Livre Docente Teresa Malatian da UNESP - Universidade Estadual de São Paulo, e
.100 anos da implantação da Republica em Portugal, palestra proferida pelo Prof. Doutor Livre Docente Douglas Mansur da UFV - Universidade Federal de Viçosa
.E por ultima a palestra sobre o tema “ 25 DE ABRIL”   proferida pelo Prof. Doutor  Livre Docente Lincoln Secco  da USP – Universidade de São Paulo.

Após a exposição dos palestrantes, seguiu-se o debate, muito participado, com a assistência.
  110711-brasil01
  Publico presente na palestra e debate sobre 100 anos da Republica Portuguesa e a Revolução dos Cravos.
110711-brasil00
  Mesa constituída  pelos palestrantes e pelo presidente do Centro Cultural 25 de Abril: da esquerda para a direita Prof. Lincoln Secco, Profa. Teresa Malatian, Prof. Douglas Mansur e Eng.º Ildefonso Garcia.

 

Candidatura da CDU pelo Brasil

 

brasil-candidat_ildefonso_garcia

A CDU apresentou-se às eleições para a Assembleia da República, que se realizaram no dia 5 de Junho, com dois candidatos efectivos integrados nas comunidades, respectivamente, de Angola e do Brasil. Ildefonso Garcia, segundo candidato pela CDU ao círculo eleitoral de Fora da Europa, é engenheiro civil, emigrante no Brasil desde os anos 80, Presidente do Centro Cultural 25 de Abril do Brasil, membro do Conselho da Comunidade Luso Brasileira do Estado de São Paulo, membro do PCP e responsável pela Organização dos comunistas portugueses no Brasil.

Debate eleitoral

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, "com atenção às Eleições que acontecerão em Portugal, no dia 05 de junho próximo, e com a preocupação de propiciar à nossa Comunidade um maior conhecimento das ideias e dos projetos dos diversos núcleos partidários existentes" realizou no dia 24 de Maio, no Salão Camões, da Casa de Portugal de São Paulo "um debate aberto à Comunidade, com a presença dos representantes indicados pelos partidos que concorrem às eleições":

CDU - Eng. Ildefonso Octávio Severino Garcia

PS - Sra. Carolina Maria Araujo de Almeida

PSD - Dr. Victorino Fontinha Rodrigues

O debate, bastante participado, permitiu que o candidato da CDU apresentasse o programa eleitoral e as soluções que são propostas para a defesa dos direitos dos emigrantes portugueses.