100 anos Revolução Outubro

2017 logo centenario revolucao outubro cor

Newsletter

Assinar Newsletter


Receber em HTML?

90 anos de luta pela Liberdade, pela Democracia, pelo Socialismo

Aniversario PCP - 90 anosNum ambiente de festa e alegria, comemorou-se no dia 26 de Fevereiro, em Neuchâtel na Suíça, o 90º. Aniversário do PCP, com um jantar em que participaram cerca de 80 pessoas.

Manuel Alho, na sua intervenção de abertura, agradeceu a presença dos muitos amigos que, com os comunistas portugueses, quiseram partilhar este momento da vida do PCP. Na sua intervenção política Rosa Rabiais, membro do Comité Central, referiu-se a aspectos da história do Partido quer durante a dura luta contra o fascismo, quer em todo o processo da Revolução de Abril e nas transformações revolucionárias alcançadas, quer ainda na luta de resistência à contra-revolução e à prolongada política de direita dos sucessivos governos.

Sublinhou que hoje o PCP continua a desempenhar um papel imprescindível na luta contra a intensificação da exploração capitalista, na defesa dos direitos de quem trabalha e na defesa da soberania nacional. Abordando os problemas das comunidades portuguesas no estrangeiro, criticou o desprezo a que são votadas pelo Governo PS/Sócrates, que deixa milhares de crianças sem aulas por falta de professores, como está a acontecer na Suíça, que não investe na promoção da língua e da cultura portuguesas e que, com o encerramento e a centralização dos serviços consulares, dificulta o apoio aos emigrantes e à resolução dos seus problemas. Perante a maior ofensiva contra os direitos dos trabalhadores desde o fascismo, salientou a importância da luta das massas e do reforço do PCP para romper com a actual política e para construir a alternativa patriótica e de esquerda de que Portugal precisa.

Um grupo de amigos, com os seus acordeões e cantares populares, animaram esta magnífica iniciativa de Aniversário, uma de várias que se irão realizar na Suiça.

Ver+Fotos >>>