100 anos Revolução Outubro

2017 logo centenario revolucao outubro cor

Newsletter

Assinar Newsletter


Receber em HTML?

Jantar dos 88 anos da fundação do PCP em Düsseldorf

20080307_dusseldorf3Mais de uma centena de Pessoas participaram no jantar comemorativo dos 88 anos da fundação do PCP na Associação Sanjorgense em Dusseldorf. Entre os presentes encontravam-se numerosos dirigentes associativos, sindicalistas e conselheiros da comunidade, assistentes sociais e professores de português além do pároco da missão católica portuguesa e simpatizantes de outros partidos.

20080307_dusseldorf1 As comemorações iniciaram-se com uma intervenção de abertura sobre o papel do PCP na luta dos trabalhadores e do povo português desde 1921 até aos nossos dias. Mostrou-se aos presentes uma edição da clandestinidade do relatório do VI Congresso (1965),  do “Rumo à Vitória” onde o PCP proclamou a via do levantamento nacional antifascista para derrotar o fascismo. Seguiu-se um vídeo em que numerosos membros do Partido descreveram em entrevistas como se processava a luta contra o fascismo no

20080307_dusseldorf2 estrangeiro e como foi recebida a notícia do levantamento do 25 de Abril. Seguiu-se depois do jantar uma parte artística em que vários membros e amigos do Partido recitaram poemas, tocaram diversos instrumentos musicais e levaram a assistência a cantar conjuntamente várias canções, como “canta, amigo canta”, “Grândola Vila Morena” e o “Avante Camarada!”. Foram feitas mais adesões ao partido confirmando a vaga de simpatia e reconhecimento por parte da comunidade portuguesa do papel do PCP na luta pela defesa dos seus direitos, pela democracia e por um Portugal mais justo e mais democrático.