Visita de Francisco Lopes às comunidades de portugueses na Alemanha, Bélgica, Suíça e França

Foto: Francisco Lopes"Apesar da gravidade dos problemas é a ideia de confiança, esperança e determinação que vos trago"
(Extracto da intervenção de Francisco Lopes)

A mensagem de confiança, esperança, determinação e mobilização em torno de um grande projecto político, patriótico e de esquerda, capaz de lançar Portugal no caminho do desenvolvimento, da justiça e do progresso social, foi uma das principais tónicas das intervenções que o candidato à Presidência da República, camarada Francisco Lopes, dirigiu às comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo, nas iniciativas que se realizaram em Dusseldorf/ Alemanha, em Bruxelas/ Bélgica, em Zurique/ Suiça e em Nanterre/ França, nos dias 8, 9 e 10 de Outubro.

Foram três dias intensos de contacto com emigrantes portugueses, com dirigentes associativos, com professores, com representantes das Comunidades, com entidades oficiais e com órgãos de comunicação sociais nacionais e locais.

No encontro realizado em Dusseldorf, na Associação S. Jorgense, que reuniu dirigentes associativos de Dusseldorf e Essen, professoras de português, dirigentes sindicais e representantes da Comunidade, foram colocados pelos presentes os principais problemas que afectam os emigrantes na Alemanha, em muito semelhantes com as situações apresentadas nos restantes países.
Destacaram-se, entre outros: a falta de apoios para que as Associações possam cumprir o seu papel de preservação da cultura e da língua portuguesa, como elementos da identidade nacional; a grave situação do ensino do português, com os cortes no número de professores de apoio nos consulados, com prejuízos sérios para a qualidade do ensino, para professores e alunos e a degradação das condições de vida dos trabalhadores emigrantes, a sofrerem as consequências das medidas de austeridade impostas pelo capitalismo, em nome da sua crise.
Foto: Francisco Lopes - Alemanha
Associação S. Jorgense - Dusseldorf - Alemanha

O jantar que se seguiu, na União Portuguesa de Hilden, reuniu cerca de meia centena de camaradas e amigos, num ambiente de grande entusiasmo e confiança. O PCP saiu reforçado, com o recrutamento de quatro novos militantes, e prepara-se já para a realização da sua Assembleia da Organização, em 31 de Outubro.
Foto: Francisco Lopes - Alemanha
Jantar na União Portuguesa de Hilden - Alemanha

O dia 9 foi destinado às comunidades da Bélgica e da Suiça.
No almoço realizado na Associação Portuguesa dos Emigrantes na Bélgica, com cerca de cinquenta participantes, foi com vigor que se gritou “Francisco avança com toda a confiança”, num estímulo ao candidato e numa afirmação de que os apoiantes da candidatura se empenharão no trabalho político de esclarecimento e mobilização para o voto.

Foto: Francisco Lopes - Belgica Foto: Francisco Lopes - Belgica
Almoço na APEB - Bruxelas – Bélgica

Na Associação Portuguesa de Zurique/ Suiça, com tradições democráticas de quatro décadas, o candidato participou na festa da Associação, que reuniu mais de duas centenas de emigrantes e suas famílias. A intervenção do candidato, que expôs os objectivos patrióticos e de esquerda da sua candidatura, os deveres que o Presidente da República tem perante as comunidades portuguesas no estrangeiro e os problemas concretos criados pela alteração dos horários do Consulado de Zurique, foi escutada com atenção pelos presentes e saudada com entusiasmo.

Foto: Francisco Lopes - Suica

Festa na Associação Portuguesa de Zurique – Alemanha

A deslocação a França, no dia 10, foi integralmente preenchida por um número significativo de iniciativas e contactos com os emigrantes. Depois de ter sido recebido pelo Embaixador de Portugal em Paris, Francisco Lopes visitou a Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal em Nanterre, contactando com os sócios e inteirando-se das actividades associativas e das carências existentes.

Encontro com Embaixador de Portugal em Paris-França

Foto: Francisco Lopes - Franca
Visita à Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal - Nanterre

Num almoço com mais de 150 apoiantes, vindos de diversas regiões – Nanterre, cidade de Paris, de Bobigny, de Nemours, Villejuif, Argenteuil, entre outras, Francisco Lopes, sublinhou uma vez mais os objectivos e características próprias da candidatura “…a única que não está comprometida com o rumo de afundamento do país, a única que corporiza um projecto alternativo, patriótico e de esquerda, vinculado aos valores de Abril, capaz de contribuir para um caminho de desenvolvimento, justiça e progresso social.” e que “irá tão longe quanto o povo português quiser…” estando o candidato “disponível, preparado e determinado para exercer as responsabilidades para as quais se candidata.”
Apelando para que nenhum voto se perca nestas eleições, pois todos contam, chamou ainda à atenção para a importância do recenseamento, da verificação dos cadernos eleitorais e da mobilização para o dia da votação.
De sublinhar a participação de jovens militantes e amigos, que saiu reforçada desta iniciativa com a inscrição de mais uma jovem no PCP.

Associação para a Promoção dos Artistas Portugueses, em Nanterre

A última visita foi à Associação Franco-Portuguesa de Puteaux, onde foi recebido pelo Presidente e outros membros da direcção. Francisco Lopes inteirou-se das diversas actividades da Associação, entre as quais se destaca o ensino da língua portuguesa aos filhos dos emigrantes.

Associação Franco-Portuguesa de Puteaux

Numa apreciação muito positiva a este contacto directo do candidato a Presidente da República com os problemas e aspirações concretas das comunidades portuguesas, os camaradas e amigos partem para as eleições presidenciais, entretanto marcadas para 23 de Janeiro de 2011, com a confiança e determinação que não decidindo tudo elas “são uma oportunidade de assegurar um contributo de mobilização e mudança” na vida nacional.

Ler intervenção de Francisco Lopes na íntegra
Ver Galeria de Fotos